Audiência Pública da LDO é realizada com foco no planejamento do próximo ano
Na manhã desta quinta-feira, 10 de abril, a Prefeitura de Guapé promoveu uma Audiência Pública na Câmara Municipal para apresentar e discutir a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para o exercício de 2026. O encontro reuniu secretários municipais, servidores públicos de diferentes departamentos, vereadores, representantes de associações e membros da sociedade civil.
A LDO é uma das principais ferramentas de planejamento da gestão pública. Ela define as metas, prioridades e diretrizes que irão orientar a elaboração do orçamento municipal do próximo ano. Em outras palavras, a LDO ajuda a decidir como os recursos públicos serão aplicados, impactando diretamente áreas essenciais como saúde, educação, infraestrutura, agricultura, turismo, entre outras.
Durante a audiência, foram apresentadas informações detalhadas sobre o cenário fiscal do município, metas fiscais, receitas, despesas, montante da dívida, riscos fiscais que visam garantir mais eficiência, equilíbrio e responsabilidade no uso dos recursos públicos.
A participação da população é de extrema importância nesse processo. Apesar da presença de representantes da sociedade civil, a Prefeitura reforça que a contribuição popular pode e deve ser ampliada, com ideias, sugestões e questionamentos que reflitam os reais interesses e necessidades da comunidade guapeense, conforme determina o artigo 48 da Lei Complementar nº 101/2000 - Lei de Responsabilidade Fiscal.
Eventos como esse fazem parte do compromisso da administração com a transparência e a gestão participativa, reforçando o diálogo entre o poder público e a população.