Cultura e Patrimônio Histórico
Inventário
O inventário de proteção ao acervo cultural é um levantamento sistemático dos bens culturais de uma determinada região objetivando o conhecimento e a proteção do acervo. O inventário pode ser entendido como um importante trabalho de conhecimento do acervo cultural local para a posterior definição de ações e prioridades na proteção do patrimônio cultural. Baseia-se no conhecimento da história e da memória do município, desde seus primeiros habitantes até os dias atuais, para o trabalho de identificação e conhecimento de bens culturais.
Tombamento
Tombar não é derrubar.
O tombamento é um ato administrativo realizado pelo Poder Público com o objetivo de preservar, por intermédio da aplicação de legislação específica, bens de valor histórico, cultural, arquitetônico, ambiental e também de valor afetivo para a população, impedindo que venham a ser destruídos ou descaracterizados.
É um instrumento utilizado para proteger um bem cultural. Quando uma casa, ou uma imagem, documento ou praça é tombado, não pode ser destruído ou ser modificado sem autorização.
Registro
O registro é um instrumento utilizado para proteger um bem cultural imaterial.
É uma forma de reconhecimento e busca a valorização desses bens, sendo visto mesmo como uma proteção legal.
Registram-se saberes e celebrações, rituais e formas de expressão e os espaços onde essas práticas se desenvolvem.