Acesso à informação

Ouvidoria-Geral Do Município

Seja bem-vindo(a) ao canal da Ouvidoria-Geral da Prefeitura Municipal de Guapé. Estamos à sua disposição para construirmos uma Prefeitura melhor para todos. Nosso compromisso é tratar sua manifestação com ética, transparência, imparcialidade e segurança.

Participe!


CANAIS DE ATENDIMENTO 

 A Ouvidoria-Geral possui 4 principais canais de atendimento:

 

Plataforma e-Sic (https://transparencia.guape.mg.gov.br/sic),  que funciona 24 horas nos 7 dias da semana;

E-mail: ouvidoria@guape.mg.gov.br

Telefone: (35) 3856-1250, de segunda a sexta-feira, de 07h30 às 11h30 / 13h00 às 17h00

Presencial: Rua Dona Leopoldina Maia, 260 - Centro | Guapé– MG CEP: 37.177-000 

  


SOBRE A OUVIDORIA GERAL

 

A Ouvidoria-Geral é a unidade responsável por acolher as manifestações do público da Prefeitura Municipal de Guapé. Prestamos atendimento, acompanhamento e resposta às manifestações dos usuários internos (servidores da Prefeitura) e externos.

As manifestações podem se tratar de reclamações, denúncias, comunicações de irregularidades (reclamações e denúncias anônimas), sugestões, elogios, solicitações de providências, solicitações de simplificação e pedidos de acesso à informação.  

A Ouvidoria é o espaço estratégico e democrático de comunicação entre toda a organização e seu público, visando fortalecer os mecanismos de cidadania e qualificar a gestão a partir dos princípios da legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade, eficiência e razoabilidade.

Desde 2020, a Ouvidoria também é responsável pelas ações que anteriormente eram executadas pelo Serviço de Informação ao Cidadão – SIC.

 

Público 

Qualquer pessoa, natural (física) ou jurídica, pode registrar uma manifestação.

 

Identidade do manifestante 

IDENTIFICADO: Quando o manifestante informa à Ouvidoria seu nome e meios de contato (e-mail, telefone, endereço etc.).

SIGILOSO: Quando o manifestante informa para a Ouvidoria seu nome e meios de contato (e-mail, telefone, endereço, etc.) mas solicita que o sigilo da sua identidade seja preservado nas demais instâncias. A Ouvidoria manterá o sigilo da fonte e a proteção do manifestante, em obediência ao que preceitua o direito individual dos cidadãos e a inviolabilidade de sua intimidade, sempre que julgar necessário, independentemente de solicitação do manifestante.

ANÔNIMO: Quando o manifestante NÃO informa para a Ouvidoria seu nome e meios de contato (e-mail, telefone, endereço, etc.). As denúncias e reclamações anônimas serão classificadas como comunicações de irregularidades. Para as manifestações anônimas será adotada medida de análise preliminar de elementos mínimos acerca da autoria e materialidade da reclamação/denúncia. Por não gerar número de protocolo, a opção de registro anônimo não dá o direito de resposta ao manifestante.

 

Prazo de respostas

Pedido de Acesso à Informação (Esclarecimentos de dúvidas, pedido de cópias de documentos ou acesso a dados e informações em geral):

20 dias, que pode ser prorrogado por mais 10 dias, se a Ouvidoria justificar a necessidade da demora.

Demais Manifestações de Ouvidoria (reclamações, elogios, denúncias, solicitações e sugestão - Exceto manifestações anônimas, que não recebem respostas):

30 dias, que pode ser prorrogado por outros 30 dias, caso o órgão ou setor responsável justificar a necessidade da demora. 


 

logo

(35) 3856-1250

ouvidoria@guape.mg.gov.br

R. Doná Leopoldina Maia, 260 - Centro, Guapé - MG, 37.177-000

Segunda à Sexta - 07h30 às 11h30 / 13h às 17h